Cachoeira Santa Bárbara: Destino nota 10
Cavalcante, cidade localizada em Goiás, faz parte da Chapada dos Veadeiros, guardando quase 60% da área do Parque Nacional. É lá que está a lindeza da cachoeira Santa Bárbara, tão procurada por brasileiros e estrangeiros vindos de vários continentes.
E não é pra menos! Uma queda de 30 metros que forma uma piscina de água incrivelmente azul. O acesso não é fácil, é verdade, mas até hoje não ouvi ninguém dizer que não valeu o esforço!
Assim, preparamos várias dicas para tornar sua visita a mais legal possível! Nesse post abordaremos: como chegar a Cavalcante, como chegar à cachoeira Santa Bárbara, qual melhor época e horário para visitar, como contratar o guia (obrigatório) e valor, onde comer e onde se hospedar e até uma fábrica de cerveja artesanal que descobrimos por lá!
E, se ainda ficar alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário que te responderemos com todo prazer!
COMO CHEGAR A CAVALCANTE NA CHAPADA DOS VEADEIROS
- De avião, a maneira mais prática é escolher como destino o Aeroporto Internacional de Brasília e, de lá, alugar um carro até a Chapada dos Veadeiros, na cidade de Cavalcante.
- De carro, partindo de Brasília, basta seguir pela BR-020 e depois pela GO-118 até Alto Paraíso. De lá, encarar mais 90km até Cavalcante no sentido de Teresina de Goiás.
- De ônibus, você poderá usar os serviços da empresa Real Expresso até Alto Paraíso. Os horários são limitados mas é uma opção. Acesse o site da Rodoviária de Brasília e simule suas datas.
DICA VC: Atualmente, o trecho está menos de 50 reais. De Alto Paraíso para Cavalcante também há serviço de transporte mas segundo os moradores de Cavalcante, é bem precário.
- Outra opção, seria tentar uma carona no grupo Conexão Chapada/BSB do facebook. Sempre há alguém indo ou voltando e, o que normalmente se pede é contribuição na gasolina e bom papo.
COMO CHEGAR À CACHOEIRA SANTA BÁRBARA
A Cachoeira Santa Bárbara fica na zona rural de Cavalcante. Então, do centro da cidade, você ainda vai ter que encarar mais 27 km de estrada de chão até o Povoado Engenho II, na Comunidade Kalunga.
Lá, a gente assina a lista de controle de acesso e paga a taxa de visitação. E, só depois, dirigimos mais 1km até o estacionamento onde poderemos:
- Fazer a trilha de 5km a pé.
- Ir de carro caso você esteja num 4×4.
- Pegar o transporte local (uma rural) por 4km pagando 5 reais (melhor opção).
Só é possível percorrer 4km de transporte. Para chegar até a cachoeira ainda tem uma trilha de +ou – 1,8 km.
QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR
A melhor época para conhecer a cachoeira Santa Bárbara é na seca. Teoricamente, isso seria de maio a setembro mas, esse ano por exemplo, tivemos chuvas até um pouco mais tarde. Assim, é sempre bom acompanhar a previsão do tempo. Na nossa opinião, pra garantir quase 100% de tempo bom, eu diria julho e agosto.
QUAL O MELHOR HORÁRIO
Sem dúvida, o melhor horário para visitar a cachoeira de Santa Bárbara é durante a manhã, entre 9 e 11 horas. Mas, se não conseguir chegar nesse horário, tente não chegar depois de 1h da tarde, sobretudo aos sábados, dia de maior movimento de turistas. Não esqueça que há uma limitação diária de visitantes.
DICA VC: Domingo é o dia de menor movimento. E, a depender do horário, a cachoeira será praticamente sua. Contudo, na cidade de Cavalcante, está praticamente tudo fechado, então, optando pelo domingo, vá abastecido com lanches para comer depois do passeio.
TAXA DE VISITAÇÃO
Para acessar a cachoeira Santa Bárbara é cobrada uma taxa de 20,00 por pessoa e por dia, exceto se você estiver acampado na comunidade, pois nesse caso será cobrada apenas uma taxa, independentemente da duração da hospedagem.
COMO CONTRATAR O GUIA (OBRIGATÓRIO)
Para acessar as trilhas que dão acesso às cachoeiras é obrigatória a contratação de um guia. Você poderá fazer isso no CAT que fica na entrada da cidade de Cavalcante ou no CAT da Comunidade Kalunga, no Engenho II, de onde parte o passeio. Se você optar por contratar o guia Kalunga, ainda assim, sugiro que você passe no CAT da cidade para pegar as orientações de como chegar.
DICA VC: Algumas pessoas vão com guias de Alto Paraíso ou São Jorge. Apenas certifique-se que ele é regularizado junto à Associação dos guias do Quilombo Kalunga.
VALOR DO GUIA
Na comunidade Kalunga é cobrado R$70 reais por grupo para conhecer as cachoeiras Santa Bárbara e/ou Capivara. E R$100 por grupo para conhecer as cachoeiras Santa Bárbara e Candaru.
A COMUNIDADE KALUNGA
O Quilombo Kalunga é reconhecido como remanescente de quilombos desde o ano 2000. O principal povoado é o Engenho II mas eles estão espalhados por outros municípios do Goiás, não apenas em Cavalcante. São mais de 60 comunidades.
Formado há mais de 300 anos, eles ficaram por anos vivendo sem contato com o homem branco, acreditando que a escravidão ainda não havia acabado. Não usavam dinheiro e viviam do escambo. Só em 1982, por conta da construção de uma usina hidrelétrica que gerou a necessidade de desapropriação de uma área, foi que tomamos conhecimento de sua existência. Super interessante, não é?
Formado há mais de 300 anos, eles ficaram por anos vivendo sem contato com o homem branco, acreditando que a escravidão ainda não havia acabado. Não usavam dinheiro e viviam do escambo. Só em 1982, por conta da construção de uma usina hidrelétrica que gerou a necessidade de desapropriação de uma área, foi que tomamos conhecimento de sua existência. Super interessante, não é?
ONDE COMER EM CAVALCANTE
Em Cavalcante há as seguintes opções: Restaurante e Bar Flor do Cerrado, Restaurante da Rosa, Canela da Ema, Gastrô Artes e Cultura (rola música sexta e sábado e é super animado), Flor de Café, Encanto da Pizza (pizza excelente) e o Lamirah que trabalha com cozinha árabe.
DEVO ME HOSPEDAR EM CAVALCANTE?
Nós optamos por ficar em Cavalcante e para nós, foi a melhor escolha. A cidade fica a quase 90 km de Alto Paraíso e, se você ficar hospedado em São Jorge some mais 36km. Como a gente não tava a fim de encarar duas horas de estrada logo cedo, preferimos ficar numa pousadinha por lá mesmo. E adoramos! Veja as dicas de hospedagem no final desse post!
ONDE SE HOSPEDAR MAIS PRÓXIMO À CACHOEIRA
Se você quiser mesmo ficar bem pertinho das cachus, a opção legal seria se hospedar no sítio histórico dos kalungas, no Camping Santa Bárbara (valor médio, 25 reais) ou em casa para temporada no Engenho II (valor médio, 50 reais), por exemplo. Pesquise essas opções aqui!
ONDE COMER PRÓXIMO À CACHOEIRA
No Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga tem uns 4 restaurantes de comida caseira nos quais, inclusive, você pode reservar a refeição para já estar prontinha quando você voltar da cachu morto de fome! A reserva é feita no CAT mesmo. Só não podemos falar do sabor porque não provamos.
DICAS IMPORTANTES
- Use repelente. A quantidade de borrachudos é impressionante.
- Leve lanches pois sãp poucas opções na comunidade.
- Chegue cedo para garantir sua entrada (há uma limitação diária de visitantes) e aquela foto exclusiva.
- Se quiser economizar, se reúna com outras pessoas para dividir o valor do guia.
- Leve dinheiro em espécie para lanchar por lá, pagar o guia, a taxa de visitação e comprar algum artesanato kalunga.
- Certifique-se de que o tanque está cheio. Não há locais para abastecer no trajeto Centro de Cavalcante/Engenho II.



0 comentários:
Postar um comentário